Um certo dia....sim, provavelmente, analisando, com as limitações que sujeitam a mente humana, começa a existência da Humanidade! A mesma inteligência, algo que atribuímos somente para nossa espécie, suscitou as precauções, movidas por preocupações.
Mais ou menos assim: eu, da época das Cavernas, se é que existiu isso, arrumo um buraco pra ficar nas horas de folga, quando não estiver caçando ou pescando. Eu a minha parceira e os filhos. Bom, passou por minha cabeça, colocar uma coisa para tapar o buraco, digo, caverna. Tapar para um outro bicho, um pouco diferente de mim, que também sou, e na época, ainda mais bicho do que os outros, uma vez que eu caçava mais eles, do que eles a mim. Não era só os bichos irracionais, mas os racionais, e a distinção de racionais e irracionais, provavelmente não sabíamos, e nem somos tão certos, se sabemos disto hoje. O certo, é que tive que tapar o buraco para ninguém entrar, contra minha vontade.
Olha aqui, vai custar muito eu explicar meu raciocínio e você dificilmente iria ler tudo isto, principalmente se tiver alguma coisa pra fazer, fora de ler texto de internet.
Acredito mesmo, que a sociedade foi organizada de forma a conquistar um tipo de bem-estar. Mas, para isto, alguém teve uma ideia de escolher um líder do grupo. O líder deve ser alguém mais sábio, ou pelo menos mais confiável, para dirigir o grupo. Ao longo da humanidade isso foi se modificando, não sei se aperfeiçoando, mas mudando de acordo com a necessidade.
Resumindo, ainda hoje se faz isso, se escolhe representantes para melhorar para a humanidade! Melhorar? não sei. Nem sempre, mas os líderes costumam se dar bem, enquanto os liderados quebram a cara, como se fala na gíria.
Agora, a pergunta chave: de quem é a culpa?
Quando um grande empresário nomeia um gerente, para suas empresas, paga para isso, e bem, mas um dia acontece algo desagradável... sim, alguém terá que assumir a culpa. Quem será?
Se o povo elege: presidente de associações de Bairro, presidente de clube de mães, inspetor de quarteirão, síndico, vereador, prefeito, deputado, governador,senador, presidente da República, e por fora, para fazer acontecer, a sociedade, cria advogados, promotores, juízes, desembargadores, Padres, Bispos, Papa, Pastores evangélicos e instrutores para os mais diversos caminhos que conduzem à moral e aos bons costumes! Tudo isso pra que a sociedade seja protegida e o progresso seja Real. Todas as autoridades recebem pagamento pelo que fazem, uns, recebem quantias exageradas. Todas são bem pagas, mas a maioria não cumprem a tarefa, e isso incentiva os humanos comuns a fazerem bem pior: pegarem uma arma e tomarem de assalto, porque as autoridades, de alguma forma constituídas para conduzir o povo, espelhos visíveis, às vezes....não com revólveres, mas com uma arma bem mais eficiente, o apoio da população, estão conduzindo, como um pastor de ovelhas faz com seu rebanho. Como um pastor, qualquer,não como um bom pastor.
De quem é a culpa? pode ser minha e sua! Nossa, porque, às vezes, até criticamos bonito, mas não damos nenhum passo para a construção do mundo que gostaríamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário