Novo Blog

Caros leitores, estamos com um novo blog, afim de oferecer uma divulgação com melhor interatividade para você. As novas postagens estarão logo mais no novo blog: http://www.jeremiasfotografomaranhao.com/

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

História de João do Vale








João Batista Vale nasceu no povoado Lago da Onça, em 11 de outubro de 1933. Foi eternizado na música brasileira como João do Vale.

João do Vale é o quinto filho do casal de camponeses Cirilo e Leovegilda. Sempre viveram com dificuldades, realizando trabalhos duros, braçais e na arte da colheita dos produtos que cultivavam na roça, de costumes, em terrenos alheios. Foi uma época muito difícil para o casal e toda a sua família.

Viviam de favores nas fazendas de coronéis. Ninguém se importava com eles ou falava a seu favor. Cabia-lhes somente a única responsabilidade de criar e educar os cinco filhos – Aurélio, Antonio, Cleide, Miguel e João.

O casal Cirilo e Leovegilda, na esperança de encontrar dias melhores na vida, para si e seus filhos, resolve abandonar a vida do interior e se mudar para Pedreiras, e ao chegar à cidade vai morar na Rua da Golada, situada à margem direita do Rio Mearim, com vista para a Trizidela que nessa época ainda era um bairro de Pedreiras.

Enquanto isso, o menino João crescia livre, solto, correndo, brincando e dando os seus mergulhos com o seu corpo franzino nas águas barrentas do Rio Mearim. Muito cedo, ainda menino, João começou a perceber que a vida não era tão fácil assim: carregava água do rio para o consumo e as necessidades de higiene da família, pois naquela época ainda não existia uma política de sistema de abastecimento de água para os pedreirenses.

Contam os mais antigos, em rodas de conversas, que João do Vale quando menino tinha as pernas cambotas, e por isso recebeu o apelido de “Pé de Xote”; também era gago. Por um bom período, o menino João foi morar com uma senhora, amiga de sua mãe Leovegilda, de nome Maria da Conceição Pereira, após o falecimento desta, a família o recebeu de volta. A história narra que o contato de João do Vale com a escola não foi muito feliz para o pobre e negro menino.

Quando estava cursando o terceiro ano primário em uma das Unidades de Ensino de Pedreiras, foi obrigado por atitudes racistas a dar a sua vaga para um filho de um coletor que tinha acabado de chegar à cidade de Pedreiras.

A história de João do Vale tem o seu percurso mudado no instante em que acontece esse maldito e maléfico acontecimento vergonhoso, o de ser tirado à força de sala de aula, sem respeito ao ser humano e sem nenhuma justificativa, uma criança carente e indefesa, pelo simples direito de estudar.

Compara-se tal tragédia com a mesma truculência e maldade que os políticos de Pedreiras, anos atrás, cometeram ao mudarem por conta própria o percurso do Rio Mearim. Se ao rio, esses senhores “poderosos” causaram um crime ambiental a ponto de calejarem em parte a nossa fonte de vida, em João do Vale, as consequências foram maiores: moral e psicológica que o traumatizaram até o seu último dia de vida.

Sobre esse acontecimento, o próprio João dá o seu depoimento de desabafo, que se encontra no livro “Pisa na fulô, mas não maltrata o carcará”, de autoria de Márcio Paschoal:

Na época em que eu cursava o primário, foi nomeado um coletor novo para Pedreiras. Ele levou um filho em idade escolar. Na escola tinha uns trezentos meninos alunos, mas escolheram logo eu para dar lugar ao filho do homem. E eu senti, é claro! Resolvi nunca mais ir estudar. Não tinha porquê. Então, de manhã, eu pegava o meu saco de merenda e enchia de pedras, ia para cima do muro do colégio e na hora do recreio mandava pedra em todo mundo, por estar com inveja, por não concordar com aquela injustiça. Tinha dia que botavam um inspetor lá, mas eu dava a volta e na hora do recreio mandava pedra. Daí, todo mundo comentava: ‘Esse menino não dá pra nada na vida.’ Hoje eles botam rua com meu nome, me homenageiam, só para desmanchar o que fizeram... Mas nem Deus querendo eu esqueço.

João tinha um irmão de nome Aurélio que já vivia bastante tempo em São Luís, era o mais velho da família, e na época era terceiro sargento da polícia militar. Aurélio resolveu então levar para a Capital seus pais e seus irmãos, e lá vai João do Vale morar em São Luís onde foi vendedor de frutas na feira da Praia Grande, sem esquecer-se de relatar a experiência anterior que o mesmo já tinha como vendedor de pirulito, arroz doce e mugunzá na cidade de Pedreiras. O talento e o gosto pela música já haviam se manifestado no menino, influência que tivera, ouvindo o pai cantar cantigas religiosas e africanas quando estavam na roça cuidando do plantio. Quando percebeu que tinha queda para a música, o menino largou tudo e resolveu fugir de casa e se lançar no mundo em busca do seu sonho; e foi com a ajuda de uma companhia de circo que fugiu de São Luís para Teresina. Em Teresina foi ser ajudante de caminhão, rodando para Fortaleza, conforme se lê no livro de Marcio Paschoal: “Aí, de Fortaleza, eu escrevi uma carta para meu pai. Perdão, pai, por ter fugido de casa. Não tinha outro jeito, pai. Pedreiras não dá pra gente viver feliz. Não quero mais ficar vendendo banana, vendendo pirulito em São Luís.

Depois de Fortaleza, o seu próximo passo foi Salvador onde foi ser ajudante de pedreiro por uma temporada. Dizia que seu avô certa vez leu a sua mão e lhe disse que um dia iria ser muito rico, e acreditando nesse sonho utópico rumou para Minas Gerais; foi ser garimpeiro na cidade de Teófilo Otoni onde só teve desilusão de encontrar ouro ou diamante. “O que eu encontrei foi só formigueiro”.

Planeja sair do garimpo, mas teria que sair escondido para não passar a ideia aos companheiros que pudesse estar levando dinheiro e ser morto por bandidos, pois é só o que ocorre em garimpo. Então, pensa numa estratégia genial: sair do garimpo escondido na boléia de um caminhão rumo ao Rio de Janeiro. Em dezembro de 1950 realiza o seu sonho: pisa pela primeira vez no Rio de Janeiro e consegue emprego de ajudante de pedreiro, onde trabalha e dorme no canteiro de obras. Mas é nas andanças noturnas, nas farras de bares, botecos, casas de show, espetáculos e rádios que João do Vale começa a fazer contato com os artistas de nome daquela época e aproveita para mostrar as suas letras.

Numa dessas andanças noturnas encontra Tom Jobim, com quem toma porres e depois se torna amigo. Segundo Paschoal (2000), Tom Jobim declarou em entrevista que “João do vale foi um dos compositores mais fortes e autênticos que nós já tivemos”. Nesse tempo não havia praticamente a televisão. Só existia o rádio como o maior meio de comunicação de massa. Ter uma música tocada num programa de rádio naquela época era a consagração para qualquer compositor. E era justamente isso que João do Vale queria. Nada mais.

Quando a sua primeira música foi gravada e reconhecida como composição de qualidade, João do Vale passa a receber direitos autorais, e com isso, começa a demarcar o seu espaço no mundo da música. Aos poucos vai conhecendo grandes figurões da MPB (destaque para Luiz Vieira, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Chico Buarque de Holanda, Elba Ramalho e outros), fazendo parte do dia-a-dia e da vida desses artistas.

Também teve uma experiência no cinema, atuando como figurante, assistente de direção e até compondo músicas para diversos filmes. No ano de 1959, João do Vale se casa com Dona Domingas Rodrigues, uma mulher bonita, viúva e que tinha três filhos: Raimundo Nonato Rodrigues Chagas, Fernando Castelo Rodrigues Chagas e Iara Alexandrina Rodrigues Chagas. Além desses três filhos, Dona Domingas Rodrigues ainda teve com João do Vale mais quatro: Paulo Roberto Riva Rodrigues do Vale, Luiz Neiva Rodrigues do Vale, Lúcia Cleide Rodrigues do Vale e João Aurélio Rodrigues do Vale.

A sua música “Carcará”, quando foi apresentada no Show Opinião, fez tanto sucesso que passou a ser o hino dos estudantes, sendo motivo para João do Vale receber da Universidade de São Paulo, o título de Poeta do Povo. Foi reconhecido e condecorado no Governo Federal do amigo José Sarney; gravou discos; participou de festivais, sendo que o que marcou foi o “Show Opinião” onde sua música Carcará surgiu para o mundo; ganhou prêmios e mais prêmios; fez composições inesquecíveis; cantou para São Benedito, seu Padroeiro e também para sua cidade Pedreiras.

Depois de ter sofrido vários AVCs e ficar com sequelas, João do Vale falece em São Luís do Maranhão, em 06 de dezembro de 1996. O corpo de João do Vale foi trazido para Pedreiras, velado no Auditório que tem o seu nome, e no dia 08 de dezembro de 1996 foi sepultado no cemitério Alto São José, atendendo a um pedido e um grande desejo: “Quando eu morrer, nem que seja na China, mas quero ser enterrado em Pedreiras”.

Em abril de 2001, através de um plebiscito realizado em todo Estado do Maranhão, o compositor João do Vale foi eleito o Maranhense do Século XX. Segundo o jornal O Estado do Maranhão, numa reportagem especial de retrospectiva, de 31 de dezembro de 2001, João do Vale recebeu 61 mil (40,3%) do total de votos dados aos 10 concorrentes.

Do Blog do Louremar:  http://www.louremar.com.br/
Extraído do blog Pedras Verdes, em publicação que tem como
fonte a monografia de Joaquim Filho, graduado em Letras pela FAESF






Nenhum comentário:

Postar um comentário