Novo Blog

Caros leitores, estamos com um novo blog, afim de oferecer uma divulgação com melhor interatividade para você. As novas postagens estarão logo mais no novo blog: http://www.jeremiasfotografomaranhao.com/

sábado, 8 de outubro de 2011

Encerramento do II Seminário do Programa de Educação Inclusiva

Seis meses depois do primeiro, aconteceu o segundo Seminário do Programa de Educação Inclusiva. Ambos em Bacabal, em virtude da mesma ser uma cidade pólo, que abrange uma área, cujos Municípios são os seguintes:
Altamira do Maranhão
Alto Alegre do Maranhão
Alto Alegre do Pindaré
Ararí
Bela Vista do Maranhão
Bom Lugar
Brejo de Areia
Cajari
Cantanhede
Conceição do Lago Açu
Igarapé do Meio
Itapecuru Mirim
Lago do Junco
Lago Verde
Lago dos Rodrigues
Matões do Norte
Monção
Olho D’água das Cunhas
Pedreiras
Pio XII
Pirapemas
Santa Inês
São Luís Gonzaga do Maranhão
São Mateus do Maranhão
Satubinha
Tufilândia
Vitória do Mearim
Vitorino Freire
As 29 cidades acima fazem parte, o convite, de acordo com informações foi estendido a todas, contudo foram registradas algumas ausências.

Administração

Dr. Raimundo Nonato Lisboa
Prefeito Municipal de Bacabal

Taugi Medeiros do Lago
Vice Prefeita Municipal de Bacabal

Waltersa José Mesquita Carneiro
Secretário Municipal de Educação

Ivane Ramos Araújo de Oliveira
Secretária adjunta de Educação

Prenticimar Veloso Gusmão
Supervisora de Programas e Projetos

Iris Golveia do Nascimento
Coordenadora do Programa de Educação Inclusiva

Pedimos a quem quisesse fazer um balanço do que foi feito em relação à Educação Inclusiva, a partir do I Seminário, pra saber se está sendo colocado em prática, e algumas pessoas escreveram alguma coisa: 

 Lúcia, de Vitorino Freire resolve fazer um elogio ao Prefeito de seu Município, mas antes elogiou a cidade, chamando-a de princesa do Médio Mearim, parabenizando-a pelos seus 59 anos de emancipação política .







A Pedagoga, especialista em Educação Especial e psicopedagogia, Maria das Dores,  relata que o município de Cantanhede iniciou o processo de inclusão de pessoas com necessidades Especiais em 2009, com ações voltadas para sensibilizar a comunidade em geral a promover a inclusão das pessoas com deficiência.
Continuando, conta-nos que é fato concreto: Implantação da Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade, levantamento de pessoas com deficiência, realização de seminários com profissionais da Educação e otros setores, Implantação das Salas de Recursos Multi funcionais,Implantação de um Centro de Atendimento Educacional Especializado, Formação Continuada para Professores das Salas de Recurso, realização da Avaliação diagnóstico dos alunos encaminhados pelos professores com queixas ou hipótese diagnóstico em deficiências ou  dificuldades de aprendizágem, com equipe Multi funcional formada por Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Psico pedagogo, Assistente Social, Fonoaldiólogo, Fisioterapeuta e médicos. O processo de avaliação, alem de promover a devolutiva da real situação do aluno aos pais e professores, direciona uma série de ações a serem planejadas e executadas pela equipe da SEMED/Educação Inclusiva e os setores parceiros como: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e outros, pois a demanda atinge encaminhamentos , alem de necessidades para ouros profissionais como Neurologistas, Neuro psiquiatra, Oftalmologistas e outos Profissionais .
De acordo com Adriano, representante
da Educação Inclusiva de Monção, a
APAE oferece o Atendimento Educacional
a seus alunos e alunos da Rede Pública do
Município, é um avanço, pois não tinha, diz ele.












A Senhora Rosa Uchoa está na fase final
do curso de Especialização em Libras, em
Terezina. Trabalha por amor ao que faz,
disse, certa vez em conversa comigo, mas
a Especialização a ajudará desenvolver a
sua função com mais autoridade, pelo fato
de a certeza de que faz com conhecimento
de causa
                

                                          








O ultimo Palestrante do Seminário foi Dr.William Amorim de Sousa, mestre pela Universidade Federal de Pernambuco, é Especialista em Saúde Mental pelo Instituto Laboro,Psicanalista, Fundador e Diretor Geral do CIAMM-Centro de Infância e Adolêscencia Maud Mannoni - clínica interdisciplinar. Desenvolveu atividades de estudos e estágios em instituições nacionais e internacionais de referência no tratamento de crianças, adolescente e jovens autistas e psicóticos - Departamento de Psiquiatria do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco Prof. Fernando Figueira(IMIP)-1994; CPPL- Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem de Recife(Cl´pinica Infanto-Juvenil para o tratamento de autismos e Psicoses)-2001.
Dr. William tem um currinculum muito vasto, não vou mencionar por completo, e nem precisa, o que já foi escrito sobre ele é uma introdução do que ele é, o que aliás só o fizemos pra não deixar dúvidas quanto à qualidade das palestras e dos palestrante que tivemos durante todo o tempo do II Seminário do Programa de Educação Inclusiva. Falamos no momento de Dr. William, mas quanto aos outros, como no caso Karolinny,
Fonoaudióloga, com um jeito suave de transmitir conhecimentos,















...Ou Fernanda Lindoso, Pedagoga, Especialista em Educação Especial, que marcou também e deixou, sem  dúvida, garantia de que, com um pouco de empenho é possível chegar.













Não me é possível mencionar todos os nomes, uma vez que não assisti no tempo integral, às palestras, contudo, o pouco que o tempo me permitiu, percebi o quanto foi valioso e proveitoso para quem ali buscou tal proveito.

À equipe organizadora, que certamente me passará o balanço do efeito produzido de Abril até Outubro este ano de 2011, ficou claro do empenho que deram ao evento...
Em 07 de Abril...
...07 de Outubro, 6 meses...
Fiz aqui um paralelo, por isso pedi aos senhores, que
fizessem pra divulgar aqui.

Um comentário:

  1. Sr. Jeremias parabéns pela cobertura deste maravilhoso evento do qual foi muito importante e nos trouxe conhecimento e aprendizagem.

    Lúcia - Vitorino Freire

    ResponderExcluir