Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, 65 anos de Idade, nascido em 16 de Junho de 1947, na cidade de Bacabal - MA, filho de Pedro Furtado de Brito Sobrinho e de Maria Inês Ribeiro de Brito. Foi batizado na igreja de Sta. Terezinha em 26 de Outubro do mesmo ano e crismado na mesma Igreja , tendo como padrinho o Padre José de Freitas Costa.
Dom Jacinto é o primeiro dos 5 filhos do casal Pedro Brito e Maria Inês de Brito. Quando garoto, ajudava nas missas da Igreja Matriz de sua cidade, Bacabal, onde despertou sua vocação para o Altar de Jesus Cristo.
Certa vez, num momento de muita emoção, digamos assim, muito triste, em meio a uma multidão, D. Inês, como é carinhosamente chamada a mãe de D. Jacinto, em Bacabal, visivelmente emocionada, abatida mesmo, com lágrimas nos olhos disse: "com licença, tenho algo a falar, eu não poderia aqui deixar de dizer, que foi Frei Godofredo, o responsável por D. Jacinto ser o que é hoje". As atenções se voltaram naquele momento para a dona do breve discurso. “Jacinto ajudava nas missas”, continuou D. Inês, e um dia chegou em casa, muito feliz, contando que Frei Godofredo tinha perguntado se ele queria ser padre. Caros leitores, A ocasião emocionante a que me referi no início deste parágrafo, era o sepultamento de Frei Godofredo; exatamente no momento em que o caixão ia descer à sepultura... quando D. Inês começou a falar.
Dom Jacinto foi ordenado Padre em 15 de Janeiro de 1972, e em seguida foi enviada à cidade de Pedreiras – MA, onde ficou como pároco por 22 anos. Por volta de 1994 foi nomeado reitor do Seminário maior Santo Antônio em São Luís – MA, e lá esteve por 4 anos. Em 1998 foi chamado a pastorear um rebanho maior, o Papa João Paulo II o sagrou Bispo de Crateús no Ceará, e agora, 14 anos depois, recebe mais uma grande missão, desta vez foi nomeado pelo Papa Bento XVI “como o novo Arcebispo” da Arquidiocese da vizinha e irmã Teresina, capital do estado do Piauí. Seu lema é: ” Senhor, por tuas palavras lançarei as redes”.
A cidade de Bacabal – MA, que, em 17 de Abril de 2012 comemora seus 92 anos de emancipação, se orgulha pelo filho Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, o Padre, o Bispo ... o Arcebispo, que em nome de Jesus Cristo tem abençoado esta terra e seu povo, e que agora certamente fará o mesmo pelo rebanho que neste momento lhe foi confiado, e contribuirá sem dúvida para uma harmonia maior entre Maranhão e Piauí.
Dom Jacinto e sua mãe, dona Inès, recebidos pelo
Papa João Paulo II
Nenhum comentário:
Postar um comentário