Novo Blog

Caros leitores, estamos com um novo blog, afim de oferecer uma divulgação com melhor interatividade para você. As novas postagens estarão logo mais no novo blog: http://www.jeremiasfotografomaranhao.com/

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude-JMJ está em peregrinação pelo Brasil

Jornada Mundial da Juventude – JMJ


Ainda no início de seu pontificado, o Papa João Paulo II, em 1983, portanto 3  anos depois de sua visita ao Brasil, país onde fez a abertura do X Congresso Eucarístico Nacional, em Fortaleza-CE, onde eu, o redator do texto em curso, tive a Bênção de lá está, por volta das 9:00  da manhã do dia 09 de Junho de 1980, no Estádio Castelão, com um público de aproximadamente 100 mil pessoas. Eu, Seminarista Menor de S. Luís – MA, com idade de 16 anos, atento a todos os momentos daquele evento... extasiado ...  lembro - me como se fosse hoje...

Fiz uma breve introdução do Papa no Brasil, porque não podia deixar de lembrar do  grande momento eternizado na mente dos Cristãos brasileiros daquela época.
Falando da Jornada Mundial da Juventude, em 25 de Março de 1983 a 22 de Abril de 1984  João Paulo II estabeleceu o Ano Santo da Redenção, com o Lema: “Abri as porta ao Redentor”. Como símbolo do evento o Papa pediu pra construir uma cruz que seria colocada ao lado do altar principal da Basílica Vaticana, para que fosse vista por todos. No final do evento, portanto dia 22 de Abril de 1984, a cruz foi entregue aos jovens do Centro da Juventude S. Lourenço, com uma missão:  Meus queridos jovens, ao concluir este Ano Santo, confio o símbolo do Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levai-a  pelo mundo afora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciai a todos que só na morte e ressurreição de Cristo é que poderemos encontrar a salvação e redenção”. Foram as palavras do Papa quando fazia a entrega da cruz.

A partir daí os jovens do Centro S. Lourenço começaram a organizar peregrinações dessa  cruz por todas  as partes, iniciando por Munique, na Alemanha para  o Katholikentag (Jornadas Católicas). Até o ano de 2010 a Cruz percorreu os seguintes países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bósnia – Herzegovina, Canadá, Chechênia, Coréia, Croácia, Dinamarca, Escócia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos da América, Filipinas, França, Holanda,  Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo Malta, México, Mônaco, Noruega, Polônia,  Portugal, Reunião (Oceano Índico), Romênia, Suécia, Suíça, Tchecoslováquia ( República Checa e Eslováquia ).
No ano de 2013 acontecerá a XXVII JMJ no Rio de Janeiro, e já agora, em 2012 está acontecendo a peregrinação da cruz por todo o Brasil. Veja como foi em Bacabal.

Fotos de Jeremias Fotógrafo...
D. Armando usa a cruz, enquanto
a cruz da peregrinação está em sua 
Diocese. mas passará ao Bispo da 
próxima Diocese contemplada pela
visita da cruz.
















A presença dos jovens na Igreja, por ocasião da visita da cruz, deixa claro o carisma e carinho que o Papa João Paulo II teve, do   início ao fim de seu pontificado pelos jovens. A mensagem que deixou aos jovens, de que levassem por todo o mundo a Cruz de Cristo, certamente continuará tendo resposta afirmativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário