Alguém, consciente
ou não, inteligente ou não, oposição ou não...alguém, querendo ou não, tocou
fogo no lixão. Ótimo! Rendeu uma matéria e tanto. Uma equipe de reportagem da Assessoria de
Comunicação, já na hora de sair para uma
cobertura prevista, é encaminhada ao Lixão. Lá encontra um grupo eufórico, que,
olhando-se rapidamente, podia-se dizer que também tinha razão, e é verdade,
alguns tinham mesmo. Nem todos, é claro. Uma outra equipe de Televisão, torcendo para o problema aumentar,
se desloca pra lá. Trabalhar. Colegas nossos de profissão, alguns, se não
todos, da mesma equipe em outros momentos...e não tão distante. Lutando, com
dignidade para defender seu sustento, com trabalho sério. Os patrões...bom
quanto aos patrões, estão também lutando para fazerem história, sem dúvida
nenhuma. Homens e mulheres, simpáticos, ou nem tanto. Não faz tanto tempo, e
todos eram de um grupo só. Sim, me refiro de grupo político, partidário mesmo.
Um Grupo
Partidário, onde prefeito, vice Prefeita, Deputado Federal, Senador, Repórteres
fotográficos, Câmeras Man e o povo. O povo, sim, todos pareciam um só rebanho,
conduzidos por um só... olha, não era assim, um só pastor, mas, eu diria que um
grupo de ... líderes, todos aplaudidos. Que bonito! Não tinha oposição, e
parecia tão bonito de se ver, os líderes pareciam se entender, e o povo, mesmo
sem entender, gostava. Nem todos, é claro. Tem gente, que se pudesse tocaria
“fogo no ...mar para comer peixe assado”. Mas, no mar, não dá certo, não pega
fogo, mas, num dia de sol, muito vento e apesar do vento, muito calor...um
lixão ali bobando, como se diz na gíria...um isqueiro ou uma ponta de cigarro,
ou quem sabe um palito de fósforo na mão de um ...indivíduo...lá fora alguém
pronto pra comemorar. Até uma equipe de líderes disposta a qualquer coisa, até
mesmo discutir com a Sra. Promotora. E porque não? Um grupo de opositores ao
Sr. Prefeito, aquele mesmo, que até 3 meses atrás estava com ele, alguns
sonhando com uma indicação de candidato do Prefeito. Esse grupo hoje, se for
possível toca fogo no que quer que seja. Não num lixão, é claro. Vão varrer e
não tocar fogo.
Senhores,
dentro de um conjunto de coisas que se ver formando o partidarismo, está tudo
correto. Não dentro dos padrões de respeito, da moral e dos bons costumes ou do
desejo de representar um povo.
Quem mandou, quem tocou fogo no LIXÃO dia 02 de setemnro de 2012, sem sobra de duvida foi um ou dois daqueles que estava fazendo aquala BARRAGEM, na linguagem rasteira, como diz um amigo meu, que me desculpem mais isso merece a gente dizer que isso foi errado, está errado, você que fez isso deu uma de criança, achando que você fez uma grande coisa, que pra mim foi uma GRANDE BESTEIRA, mais veja mesmo a besteira do besta, olha o que você causou deixou 20 pais de familia sem seu sustento de cada dia, estou falando dos catadores de LIXO.
ResponderExcluirE uma coisa posso falar esse LIXÃO de Bacabal-MA é muito bem administrado, pela prefeitura, e quero aqui dizer que tem a frente do LIXÃO ou seja um ADMINISTRADOR/DIRETOR. o Sr. PAULO ROBERTO que é digno de eleogios.
Veja o que é feito ou ele faz, e sou testemunha de seu trabalho, olha o que ele faz no LIXÃO. e aqui está o papel de PAULO ROBERTO e seus comandados. FEZ uma plantação de pé de eucalipto pra que, para fazer a filtragem do CHURUME, o que é churume.O chorume, também chamado por líquido percolado, era inicialmente apenas a substância gordurosa expelida pelo tecido adiposo da banha de um animal peludo. Posteriormente, o significado da palavra foi ampliado e passou a significar o líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente.
Chorume também é uma mistura de água e resíduos da decomposição do lixo.Pode infiltrar-se no solo dos lixões e contaminar a água subterrânea. O chorume possui alta concentração de Demanda biológica de oxigênio (DBO).
Tudo é separado no LIXÃO DE BACABAL-MA, que é coisa de primeiro mundo. lar na guarita na entrada do LIXÃO, vocé faz sua alimentação normal, QUEM FEZ, QUEM MANDOU TOCAR FOGO NO LIXÃO de Bacabal-MA.
Tenho que falar, você, ou vocês que fizeram isso é uma turma de URUCUBACA, que me descuçpem se falei demais com muita humildade.
Ass. Edmilson Moura
Olha Eu, de novo para a falar desta PALAVRA aqui que aparece no primeiro comentário, do caso do LIXÃO que é Demanda biológica de oxigênio (DBO).
ResponderExcluirTambém conhecida pela sigla DBO, a Demanda Bioquímica de Oxigênio corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. Essa unidade de medida avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) em miligramas (mg), equivalente à quantidade que será consumida pelos organismos aeróbicos ao degradarem a matéria orgânica.
Entende-se por biodegradável a matéria que pode ser consumida como alimento, ela vai alimentar e ser fonte de energia aos microorganismos que existem na água. Sendo assim, a DBO pode ser considerada como um parâmetro para avaliar a qualidade da água, onde a poluição orgânica é quantificada.
O processo ocorre da seguinte forma: inicialmente os microorganismos utilizam o oxigênio dissolvido (OD) para transformar o carbono em CO2 e depois para transformar os compostos nitrogenados em nitratos (NO3-) e nitritos (NO2-). Essas transformações são essenciais na determinação da DBO, que se divide em demanda carbonácea (presença de CO2) e demanda nitrogenada (nitratos e nitritos), muito obrigado por vossa atenção, e digo novamente se falei demais me desculpe, que DEUS esteja com você e sua familia, com muita humildade.
Ass. Edmilson Moura.
É digno de atenção o que escreve o Sr. Edmilsom Moura. O que ele sabe, sobre Oxigenio, etc. Mas, mais do que isto, a maneira, a inteligência e a humildade com que conduz seu comentário.
ResponderExcluirMeu mestre JEREMIAS SANTOS, para mim é muito gratificante receber elogio, ou elogios de vossa parte, pois V.Sa., é um homem de grande QUILATE, e com você mora a verdade, pois você escreve a VERDADE, NUA E CRUA, parabéns, que DEUS abençõe você e sua familia, com muita humildade.
ResponderExcluirAss. Edmilson Moura.
Uma retificação da palavra mora, não é mora e sim "EXISTE", perdão e desculpas a todos;
ResponderExcluirMeu mestre JEREMIAS SANTOS, para mim é muito gratificante receber elogio, ou elogios de vossa parte, pois V.Sa., é um homem de grande QUILATE, e com você EXISTE tem um EXISTIR da verdade, pois você escreve a VERDADE, NUA E CRUA, parabéns, que DEUS abençõe você e sua familia, com muita humildade.
Ass. Edmilson Moura
Meu mestre JEREMIAS SANTOS, para mim é muito gratificante receber elogio, ou elogios de vossa parte, pois V.Sa., é um homem de grande QUILATE, e com você mora a verdade, pois você escreve a VERDADE, NUA E CRUA, parabéns, que DEUS abençõe você e sua familia, com muita humildade.
Ass. Edmilson Moura
Primeiramente para a cidade de Bacabal-MA que tem 100 Mil habitantes, o lugar mais "apropriado" para despejar o lixo, é no famoso "lixão". O lixão é um local errado para acolher o lixo, o solo que cerca toda aquela região está totalmente contaminado.
ResponderExcluirO lugar ideal para se pôr o lixo, é nos aterros santanários, mas a incompetência e a intolerância dos nossos governantes, fazem como que a nossa cidade fique jogada como um lixo literalmente.
Pontos de coletas na cidade, não existe. O grande interesse é saber que ateou fogo no lixão, sendo que o importante seria buscar uma solução para a reposição do lixo corretamente.
De: facebook.com/nasarenojunior