Novo Blog

Caros leitores, estamos com um novo blog, afim de oferecer uma divulgação com melhor interatividade para você. As novas postagens estarão logo mais no novo blog: http://www.jeremiasfotografomaranhao.com/

sexta-feira, 1 de abril de 2011

D. Xavier

Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bispo

Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges

da Igreja Católica
Imagem de Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges
Dom Xavier Gilles, em 2007

título
Bispo emérito de Viana
[[Image:|100px|Brasão de Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges]]
OMNIA POSSUM IN EO QUI ME CONFORTAT
Nascido em FrançaSaumur, 16 de março de 1935 (76 anos)
Data de nascimento
Local de nascimento
Ordenado
sacerdote
30 de junho de 1962
Consagrado
bispo em
3 de setembro de 1995
Funções
exercidas

Falecimento
Data de falecimento
Local de falecimento
Bispos católicos · Todas as dioceses
dados em catholic-hierarchy.org
Projeto Catolicismo · uso desta caixa
Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges (Saumur, 16 de março de 1935) é um sacerdote católico originário da França, bispo emérito da Diocese de Viana, no estado do Maranhão, Brasil.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Filho de Gilles Marie H. de M. d'Ableiges e Marie Fernande de M. d'Ableiges, D. Xavier cursou o ensino básico em Nantes. Seus estudos de filosofia e teologia foram concluídos em Saint Suplice, Issy-les-Moulineaux.
Quando diácono, sentiu-se chamado a ser missionário. Por ocasião da publicação da encíclica Encíclica Fidei Donum do Papa Pio XII em 1957, que incentivava o trabalho das missões, D. Antônio Batista Fragoso, de passagem pela França, solicitou um padre para iniciar o trabalho da Ação Católica em São Luís, capital do estado do Maranhão. Foi ordenado sacerdote em 30 de junho de 1962, em Le Mans e logo partiu para o Brasil.
Em São Luís, foi vigário paroquial na Paróquia de Monte Castelo (1963) e, entre 1964 e 1967, foi pároco de Fátima, bairros populares de São Luis. Foi também Assistente Eclesiástico da Juventude Operária Católica (JOC) do Maranhão. A seguir, atendendo ao apelo de Dom Paulo Ponte, arcebispo de São Luís, foi para o interior. Atuou como Pároco de São Benedito do Rio Preto e de Urbano Santos de 1968 a 1979.
Em 1971 foi preso pelo regime militar, juntamente com o Pe. Padre Antonio de Magalhães Monteiro, acusados de comunismo.
D. Xavier concluiu a Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí e Licenciatura em Direito pela Universidade Federal da Paraíba.
No interior, dedicou-se ao trabalho com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
Foi Coordenador Estadual da Comissão Pastoral da Terra e das CEBs do Maranhão (1980-1982); Secretário Nacional do Comitê Episcopal França - América Latina entre 1982 e 1988; Reitor do Seminário Interdiocesano Santo Antônio em São Luís do Maranhão (1989-1994); Reitor e Pároco de São José de Ribamar-MA (1993-1995).
Em 1995, foi nomeado bispo auxiliar de São Luiz do Maranhão-MA, função na qual permaneceu em 1998. Neste cargo, foi Vigário Geral da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e Moderador da Cúria.
Em 1998 foi nomeado bispo da diocese de Viana.
Atuou como Bispo responsável pelas CEBs do Maranhão. Trabalhou na Comissão Episcopal do Seminário Interdiocesano e do Centro Teológico do Maranhão (SISA e CETEMA). Exerceu a função de juiz do Tribunal Eclesiástico, Bispo responsável pelo do Clero do Regional Nordeste V; da CNBB e Capelão do Hospital Aquiles Lisboa. Foi responsável também pelo bispo que acompanha as Pastorais Sociais do Maranhão, Vice-Presidente do Regional Nordeste V e Vice-Presidente da Comissão Pastoral da Terra Nacional.
Sua atuação é destacada na luta pelos direitos humanos.

[editar] Livros escritos

  • Curso Bíblico para as CEBs - Ed. Paulinas.

[editar] Ordenações

Foi principal consagrador de:
Foi co-consagrador de:

[editar] Lema

Tudo posso naquele que me conforta

[editar] Fontes

Precedido por
Adalberto Paulo da Silva
Brasão episcopal.
Bispo de Viana

1998 - 2010
Sucedido por
Sebastião Lima Duarte
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário